Como sobreviver em tempos de suspensão de concursos públicos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A pandemia do coronavirus já atinge o universo dos concursos públicos e a rotina dos candidatos a uma vaga na Administração Pública. É o seu caso? Você está estudando para alcançar o tão sonhado cargo público e agora não sabe se está no caminho certo para a aprovação?

Neste artigo, quero passar para você algumas dicas para preservar suas metas de aprovação e te manter forte na disputa pela vaga no concurso público dos seus sonhos.

Durante o período de quarentena, para evitar aglomeração de pessoas, vários concursos públicos terão suas provas adiadas. Para alguns candidatos, a não realização da prova, na data programada, pode parecer um balde de água fria. Para outros, é o fôlego que faltava para intensificar as revisões na reta final e corrigir erros de percurso no plano de estudos.

Se você ainda não estava preparado o suficiente, aproveite o tempo em casa para reorganizar seu planejamento de estudos e foque nos pontos que ainda merecem mais atenção. Seu ponto fraco é o Português? Foque uma semana só nessa disciplina. Você tem firmeza de conteúdo, mas continua errando questões? Passe a semana apenas treinando resolução de provas de concursos anteriores.

Para quem já está preparado, reavalie se o conteúdo programático do concurso para o qual estudou tem matérias em comum com outros concursos públicos e complemente os estudos para aumentar suas oportunidades de aprovação. Lembre-se que, quando acabar a quarentena, muitos concursos terão provas marcadas com intervalos próximos de provas.

Não, professora! Esta não é uma opção para mim: “Eu não quero fazer outros concursos”. Eu só quero INSS ou Tribunais ou Polícia Federal. Tudo bem: foque na resolução de exercícios, principalmente para conteúdos como português, informática, raciocínio lógico, contabilidade, por exemplo, e mantenha em dia a revisão da legislação seca para os conteúdos de direito. Se seu concurso prevê prova discursiva, treine redigir todos os dias. Estabeleça sua meta: uma redação por dia, um parágrafo, mas escreva todos os dias.

O que eu não posso fazer, professora? Bem, a única coisa que é proibida nessa quarentena é passar todo o tempo lamentando o adiamento da sua prova. Quanto mais você chorar o leite derramado, mais seus concorrentes alcançam o seu nível de preparação, tornando-se competidores fortes na corrida pela vaga no concurso público.

Mantenha sua vantagem competitiva. Bons estudos!

Professora Elisa Faria

Deixe seu comentário

Sobre a professora Elisa Faria

Conhecida nas redes sociais pela capacidade de transformar o Direito Administrativo em assunto palatável e acessível a todos os públicos, a Professora Elisa Faria tem a missão de ensinar a pensar, confiante na incrível capacidade humana de aprender o novo e transformar desafios em histórias de sucesso!

Últimas publicações

2020 | ELISAFARIA.COM.BR – O conteúdo exibido neste site é de propriedade exclusiva do portal Elisa Faria. É estritamente vedado o uso não referenciado de quaisquer textos, imagens, áudios e vídeos em qualquer meio, estando o responsável sujeito às sanções legais. É livre o compartilhamento nas rede sociais, desde que citada a fonte.